Catanduva ganha escultura pública da artista Gisele Faganell
22.10.21
Catanduva ganha escultura pública da artista Gisele Faganell

Monumento de 3m de altura fica no jardim do Teatro Municipal Aniz Pachá
Rita FernandesPublicado em 22/10/2021 às 21:12Atualizado em 23/10/2021 às 07:27

A artista visual Gisele Faganello presenteou a população de Catanduva com a primeira escultura contemporânea pública, instalada no jardim do Teatro Municipal Aniz Pachá. Com 3m de altura e feita em aço, a obra “Viver Arte” é compatível com monumentos existentes nas principais cidades do mundo, como Nova York.
Assinar uma escultura pública na cidade que vive desde os 7 anos de idade é a realização de um sonho da artista, que é natural de Palmares Paulista. “Eu amo Catanduva e sempre pensei que a cidade precisava ter um monumento público, a exemplo do que vejo nos Estados Unidos e Europa. As esculturas contemporâneas estão em alta em todas as cidades do mundo, e a população catanduvense merece ter esse contato com arte democratizada, ao ar livre, sem a necessidade de entrar em uma galeria fechada”, observa Gisele.

A obra ganhou forma por meio de recursos remanescentes da Lei Emergencial Aldir Blanc (Nº 14.017/2020), conforme edital de Incentivo as Artes (Projeto 001/2021). “A Prefeitura recebeu 114 projetos, sendo 28 selecionados em diversas áreas, como música, dança, arte e outros. Como venci pela categoria artes visuais, eu poderia ter ficado com a obra, mas resolvi presentear a cidade, colocando a escultura à disposição da Secretaria Municipal de Cultura. E a secretaria optou por colocá-la no jardim do Teatro Municipal Aniz Pachá, que é o principal ponto cultural”, explica.
Depois do projeto aprovado, Gisele buscou peças de reaproveitamento no próprio município, trabalhando a reutilização da sucata dentro da visão estética do artista. “Optei pelo vermelho porque é a cor tendência das estátuas contemporâneas que estão em Nova York e a batizei com o nome de ‘Viver Arte’ porque é o que eu mais faço: eu vivo a arte o tempo todo”, afirma.

Instagramático
O trabalho também tem o conceito instagramático, ideal para fotos individuais e em família ou amigos, para postagens nas redes sociais. “Devemos olhar o espaço urbano como uma grande tela em cinza, crua, ainda a ser trabalhada artisticamente. Basta querermos”, diz.
A escultura busca embelezar o ambiente urbano, além de envolver a cultura e o incentivo que proporciona à população que pode conhecer diferentes linguagens e manifestações artísticas. “É através da arte que o ser humano formata o seu senso artístico, estético, inicia e amadurece o seu processo de análise e crítica que poderá ser aplicado no seu mundo real”, afirma a artista, que também é engenheira e jornalista.