EVA OU LILITH NA ATUALIDADE | MARCELO NEVES ARTE GALLERY
01.03.22
EVA OU LILITH NA ATUALIDADE | MARCELO NEVES ARTE GALLERY

A exposição visa homenagear o Dia Internacional da Mulher, e irá reunir talentosos artistas nas mais diversas modalidades de arte como pinturas, esculturas e fotografias. A curadoria é de Rosita Cavenaghi, gestora de arte da Marcelo Neves Art Gallery, que idealizou o tema por que, de acordo com ela,  a mulher precisa repensar em seus valores, nessa onda do “empoderar”. Acrescenta que a mulher precisa realmente se valorizar em qualquer situação que esteja, ter mais respeito, ser mais aceita no mercado de trabalho de altos cargos. Qual foi a evolução da mulher nesses milhões de anos? Eva foi a submissão a dependência, fraqueza, inferioridade e maternidade? Lilith foi o símbolo da nossa liberdade, da nossa independência, igualdade, desejos. A curadora questiona: Onde está o limite da mulher? Onde ela pode chegar? “A mulher não pode se limitar, ela pode chegar onde quiser lutando por seus sonhos e objetivos”, completa.

Reforçando a estratégia de mais um período gratificante e de destaque para a arte, Marcelo Neves, Jairo Luiz Simões Gonçalves de Silva, se unem a Rosita  Cavenaghi num trabalho de muito envolvimento para o sucesso do evento que exalta as mulheres através da arte e cultura.

O período é apropriado para o questionamento: Não só Eva: Lilith, a suposta (e feminista) primeira mulher de Adão, cuja interpretação, em algumas crenças do neopaganismo, como a Wicca e algumas vertentes de bruxaria enxergam em sua figura uma divindade, com traços de autonomia e igualdade. Normalmente mulheres vão ter algum tipo de identificação. A identificação em não haver submissão também é levada por alguns movimentos feministas.

Em versões anteriores de mulheres artistas expondo na Marcelo Neves Art Gallery, temos o depoimento de Damiana Suriani que vivenciou no local a Exposição “Amarrados”. Durante os últimos meses do ano 2021 tive a oportunidade de estar expondo novas obras numa exposição individual na Marcelo Art Gallery, conta. A minha experiência foi muito feliz já que desde o momento prévio à exposição fui recebida muito calidamente por todo o pessoal que faz o dia a dia acontecer dentro da galeria, acrescenta. O dia da exposição foi inesquecível, muitas visitas prestigiando a exposição, clientes habituais da galeria, artistas e pessoas que acompanham o meu trabalho faz tempo marcaram presença lá. O espaço expositivo é amplo e muito bem iluminado o que fez com que as minhas obras ganhassem vida e brilho ao ser atingidas pelos jatos de luz do lugar. Fico muito grata pelo voto de confiança que Marcelo Neves me deu ao abrir as portas da sua casa, conclui.

A exposição está sendo concebida como registro visual,  comemorando a diversidade das mulheres, inspiradas, registrando criativamente as manifestações pela sua liberdade e empoderamento celebrando os momentos de união entre elas.

Texto de Gisele Faganello
Rosita Cavenaghi Curadora

 São Paulo
 08/03/22 à 22/03/22
 Abertura: 08/03/22 às 18:00h
 Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado das 10:00h às 18:00h
 Sábado: das 10:00 às 15:00.
 Av. Pedroso de Morais, 1067, Pinheiros

Fonte: Das Artes