Gisele Faganello assina a capa da 4ª edição do Anuário Arq+Decor
01.12.21
Gisele Faganello assina a capa da 4ª edição do Anuário Arq+Decor

A artista visual Gisele Faganello assina a releitura da obra Operários, da pintora Tarsila do Amaral, especialmente para a capa da 4ª edição do Anuário Arq+Decor, da empresária Carmen Saucedo, publicação voltada aos profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Campinas e região metropolitana.
A tela de Tarsila de 1933 retrata 51 operários de uma indústria, em momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, classe vulnerável, explorada e sem acesso a leis que a defendesse propriamente.

Sobre a artista
Natural de Catanduva, Gisele é representada pela Galeria Arqtus da Marchand Lígia Testa, de Campinas.

Expoente das artes visuais e artista múltipla, Gisele ganhou projeção nacional e internacional ao longo de sua carreira, com painéis e esculturas expostos em espaços diversificados em espaços públicos. Ela utiliza materiais e técnicas diferentes.
Gisele contou que atendeu a uma solicitação da sua galerista Ligia Testa que colocou o foco de sua atividade numa releitura de uma das obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral.

“Uma tacada de mestre, diga-se. Ligia é assim, mega antenada com a arte nos mínimos detalhes. A releitura de obras de arte é um recurso usado para diversos fins; minha proposta foi homenagear uma mulher focando nela a revisão de sentidos”, contou a artista.

“Nosso grupo de artistas – representado por Ligia Testa – tem muito dessa coisa de fazer referência/reverência a mulheres importantes, estimulando, desta forma, o aumento da representatividade feminina no segmento da Arte. Assim, fui escolhida… Uma mulher, para referendar outra mulher: Tarsila, ícone da pintura brasileira, cujo sentido de consciência social aparece com significância em seu trabalho”, finaliza.
Além do trabalho de Gisele, o anuário conta com outros artistas que assinaram as tampas das caixas que acompanham cada livro: Adalgiza Vaz, Ciça Testa, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Flávia Pircher, Isis Kosta, Karol Coelho, Leoni, Lídia Madeira, Luisa Libardi e Nanda Vilas.

Fonte: Mondo Moda